Fazenda Capoava ganha memorial tecnológico dedicado à história de São Paulo

Image

A história do estado de São Paulo ganha um reduto com preciosas informações sobre os ciclos econômicos, o cotidiano – especialmente das mulheres – e a cultura alimentar a partir do século XVIII: o Espaço Memória Capoava, antigo espaço cultural da Fazenda Capoava, localizada em Itu, será inaugurado para hóspedes e público em geral.

O Espaço nasceu a partir da extensa pesquisa do projeto “Terra Paulista: Histórias, Arte, Costumes”, idealizado pela socióloga Maria Alice Setúbal, conhecida na Fazenda como Neca, e contou com curadoria e planejamento de Ricardo Ribenboim, diretor da Base 7, grife que desenvolve projetos interativos para museus e empreendimentos culturais.

De pau a pique e estilo bandeirista, o espaço passou por reformas para abrigar a nova exposição, que quer estimular o olhar crítico dos visitantes.  O destaque do espaço é a área dedicada à cultura alimentar, especialmente do período dos bandeirantes. Uma máquina de beneficiamento de café original, datada de 1930, movida a uma roda d´água (cujas engrenagens podem ser vistas por meio de uma janela de vidro no piso) chama a atenção dos visitantes.

Um vídeo 3D simula o funcionamento da engenhoca de quase três metros de altura. Receitas de três gerações da família Almeida Prado, proprietária da Fazenda Capoava e tradicional no Estado, podem ser consultadas em painéis que estampam a caligrafia original de quem as escreveu. Como prova de que o pão nosso de cada dia tem fortes raízes na culinária paulista, a chef Heloísa Bacellar (Lá da Venda) foi convidada a fazer releitura de algumas das antigas receitas, que passam a fazer parte do menu do restaurante do hotel.

“O estado de São Paulo tem grande importância cultural e econômica para o nosso país. Revitalizar esse espaço e trazer uma nova exposição com tantos detalhes é um convite a todos para conhecerem sua história, suas raízes”, comemora Neca Setúbal.

Os visitantes viajam no tempo com a riqueza de detalhes e informações graças a terminais eletrônicos de consulta, tablets, vídeos 3D e animações com as temáticas festas, fogões e fazendas. Um grande painel com a obra “Cozinha Caipira”, de Almeida Junior, datada de 1895 convida o visitante a entrar no mundo da cozinha do interior paulista, que começou na área externa dos grandes casarões das fazendas. Objetos de utensílio doméstico como panelas, escumadeiras, potes, roca, ferro, máquina de costura e livros de receitas de família tornam o ambiente vivo.

Além dos hospedes, visitantes da fazenda também podem conhecer o Espaço Memória Capoava. Grupos e escolas podem visitar o local com guias às terças, quintas e sábados, mediante reservas pelo telefone  (11) 2118-4100 ou reservas@fazendacapoava.com.br.

Anúncios

0 Responses to “Fazenda Capoava ganha memorial tecnológico dedicado à história de São Paulo”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Facebook

Instagram

Fazendas e campings de Itu e região esperam por você!

Twitter

Compartilhe este blog

Bookmark and Share

O Blog Prazeres de Itu foi criado para ser âncora da campanha-conceito de mesmo nome. Desenvolvida pela PróTur – Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo da Estância de Itu, a campanha pretende apresentar, exclusivamente por meio de plataformas digitais e na web, o que há de melhor na cidade.

Guia

PróTur-Itu

Flickr

You Tube