Museu da Música é destaque em Curso de Pós-Graduação História, Sociedade e Cultura – PUC-SP


Seresteiros-Museu

Museu da Música de Itu foi tema de um trabalho apresentado no Curso de Pós-Graduação História, Sociedade e Cultura, na Faculdade de Ciências Sociais da PUC de São Paulo.  A autora é a Profª Luciana Florentino Kamimura que desenvolveu a produção “A importância do museu como agente divulgador de memória: Tristão Júnior, o grande seresteiro”.  A orientação coube à Profª Dra. Yvone Dias Avelino.

O objetivo da Profª Luciana foi mostrar a importância dos museus como difusores da memória e da cultura para a sociedade, abrindo espaço democrático para a visita e a análise da cultura e a compreensão da memória da música enquanto um patrimônio vivo.

A análise pontual esteve sobre a exposição “Seresteiros de Itu” que, em 2012, foi visitada por centenas de estudantes, que participaram de ações educativas, mantidas pelo Instituto Cultural de Itu.

As atividades educativas são conduzidas pelos professores Cláudia Capelli, contadora de histórias e Adélcio Machado, músico. Os estudantes são envolvidos com o tema, desde as primeiras atividades, que acontecem na escola, a partir do material produzido pelo museu. Ali os alunos se dão conta do significado do patrimônio musical ituano, discutem, produzem e visitam o site do museu (www.museudamusicaitu.com.br).
Segundo a Curadora do Museu da Música de Itu, Profª Maria de Lourdes Figueiredo Sioli, o estudo da Profª Luciana Kamimura só vem fortalecer o interesse da sociedade ituana pela preservação da música local e valorizar o trabalho desenvolvido pelo museu.

Uma cópia do trabalho foi doada à biblioteca do museu e está disponível para consulta.

Museu da Música Itu
Aberto de 2ª feira a 6ª feira, das 8hs às 12hs e das 14hs às 18hs.
Rua Floriano Peixoto, 480 – Itu/SP.
Entrada Franca!
E.mail:  

Anúncios

0 Responses to “Museu da Música é destaque em Curso de Pós-Graduação História, Sociedade e Cultura – PUC-SP”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Facebook

Instagram

Fazendas e campings de Itu e região esperam por você!

Twitter

Compartilhe este blog

Bookmark and Share

O Blog Prazeres de Itu foi criado para ser âncora da campanha-conceito de mesmo nome. Desenvolvida pela PróTur – Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo da Estância de Itu, a campanha pretende apresentar, exclusivamente por meio de plataformas digitais e na web, o que há de melhor na cidade.

Guia

PróTur-Itu

Flickr

You Tube