Exposição “Do Batuque ao Entrudo” no Museu da Música-Itu

Image

Para aproveitar as férias de verão, os turistas podem conhecer a nova exposição do Museu da Música – Itu, que abriu em novembro na cidade: “Do Batuque ao Entrudo”. A mostra revela, entre imagens e objetos, a criatividade da música dos negros em Itu, desde o século XIX, com destaque para o samba de terreiro e o carnaval.

O evento – Samba de terreiro de Itu – estudado pelo Prof. Otávio Ianni, é uma marca da atividade cultural dos afrodescendentes de Itu, objeto de estudos e de busca de referenciais na memória da comunidade local. Era realizado na celebração do ano novo e no dia 13 de maio, data da Abolição da Escravatura.

A mostra também revela uma brincadeira tradicional do Carnaval ituano – o entrudo – com suas laranjas de cheiro, que eram arremessadas entre os participantes da festa de rua. Em exposição uma raríssima fôrma para a laranja de cheiro, da coleção do Museu da Música, que pertenceu à família Lobo.

A mostra tem apoio cultural do Instituto Cultural de Itu e segue aberta ao público até maio de 2014, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no Museu da Música – Itu, localizado à Rua Floriano Peixoto, nº480, Centro, com entrada franca. É oportunidade também para se conhecer a mostra “A moda da viola”, que valoriza a temática da música caipira. 

Anúncios

0 Responses to “Exposição “Do Batuque ao Entrudo” no Museu da Música-Itu”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Facebook

Instagram

Fazendas e campings de Itu e região esperam por você!

Twitter

Compartilhe este blog

Bookmark and Share

O Blog Prazeres de Itu foi criado para ser âncora da campanha-conceito de mesmo nome. Desenvolvida pela PróTur – Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo da Estância de Itu, a campanha pretende apresentar, exclusivamente por meio de plataformas digitais e na web, o que há de melhor na cidade.

Guia

PróTur-Itu

Flickr

You Tube