PAS – PROGRAMA ALIMENTO SEGURO SEBRAE

PAS

 

O PAS foi criado em 1998, através de uma parceria entre o SEBRAE e SENAI, com o objetivo inicial do PAS Indústria de desenvolver uma metodologia para aplicar as Boas Práticas de Fabricação nas Indústrias de Alimentos.

Em 2000, foram incluídos o SENAC, SESI, SESC e Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA para se aplicar as Boas Práticas no setor Mesa. Nasce aí o PAS Mesa, que inclui restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis e afins além de ambulantes que comercializam alimentos.

Em 2004 foram iniciadas as ações do PAS Distribuição, que objetiva o atendimento a mercados, mini mercados, açougues, peixarias.

PAS é disponibilizado para diversos setores da Cadeia de Alimentos, desde o campo até a mesa do consumidor.

Para cada setor, a metodologia foi desenvolvida com as necessidades e características específicas do setor.

 Objetivos

– Contribuir para a Implantação das Boas Práticas de Fabricação, Manipulação, Transporte e Distribuição de alimentos;

– Oferecer alimentos seguros (com qualidade e confiabilidade) aos consumidores;

– Reduzir os custos operacionais com a redução de desperdício, redução de retrabalho, redução do índice de reclamação de clientes;

– Atendimento à Legislação – por exemplo Resolução nº 216 da ANVISA, publicada em 15 de setembro de 2004.

Programa de Segurança Alimentar tem como objetivo ajudar os ambulantes e empresários de empresas que produzem ou comercializam alimentos a oferecer alimentos seguros e evitar perdas devido às dificuldades principalmente de armazenamento; atender a legislação e, principalmente, entregar aos clientes alimentos livres de contaminação.

Além disso, o treinamento tem como objetivo capacitá-los para as Boas Práticas, que abordam Higiene Pessoal, Higiene do Local de Trabalho, dos Utensílios utilizados, Armazenamento dos Ingredientes utilizados nas preparações, Qualidade dos produtos adquiridos de fornecedores, temperaturas adequadas.

O trabalho conta com treinamento em sala de aula, com consultores cadastrados no Programa e visitas de consultoria nos Pontos de Venda dos Ambulantes ou nas empresas. Em sala de aula os participantes aprendem quais são os perigos mais freqüentes que ocorrem nos alimentos e como fazer para evitá-los. Com as visitas, os consultores poderão observar as práticas e propor Ações de Melhoria.

 Público alvo

PAS Mesa – Cozinhas Industriais, Restaurantes Comerciais, Bares, Lanchonetes, Merenda Escolar, Cozinhas Hospitalares, Lactários, Nutrição Enteral, Banco de Leite, Alimentação Transportada, Catering, Hotéis, Motéis, Spas, Cooperativas Produtoras de Alimentos.

– à 15 horas de treinamento em grupo

– à 27 horas de consultoria por empresa

 Resultados Esperados

Espera-se com o trabalho que as empresas passem a oferecer produtos seguros para os consumidores e que as empresas atendam as legislações vigentes, sem sofrerem penalizações pela vigilância sanitária.

 Etapas

–         Perigos nos alimentos

–         Contaminações

–         Como evitar os perigos nos alimentos

–         Como evitar a contaminação

–         Boas Práticas (o que são)

–         Higiene pessoal, do ambiente de trabalho

–         Qualidade da água

–         Controle das pragas

–         Processo – avaliação das etapas do processo, desde a compra de matérias primas, recebimento, armazenamento, cozimento, refrigeração até a distribuição para o cliente e controle de temperaturas, tempo de armazenamento.

–         Apoio para a elaboração do Manual de Boas Práticas

Anúncios

0 Responses to “PAS – PROGRAMA ALIMENTO SEGURO SEBRAE”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Facebook

Instagram

Fazendas e campings de Itu e região esperam por você!

Twitter

Compartilhe este blog

Bookmark and Share

O Blog Prazeres de Itu foi criado para ser âncora da campanha-conceito de mesmo nome. Desenvolvida pela PróTur – Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo da Estância de Itu, a campanha pretende apresentar, exclusivamente por meio de plataformas digitais e na web, o que há de melhor na cidade.

Guia

PróTur-Itu

Flickr

You Tube