Itu

Criada há 400 anos e considerada uma das cidades mais antigas do Brasil, Itu é mesmo muito peculiar e de hábitos interessantes: a começar pela maneira de se cumprimentar – ‘óóóóó’ – e pelo universo de palavras e expressões desconhecidas.

Para quem chega, passar despercebido pela cidade é um desafio. Diferente disso, para quem fica é fácil se acostumar com um jeito tão particular de viver, gostando de ouvir a retreta aos finais de semana, de brincar na calçada, de buscar frutas nos quintais dos vizinhos. E, rapidamente, começar a falar porrrta, verrrde, faísca de pão (Itu é o único lugar do Brasil onde pão não tem farelo, tem faísca), bulir e o inigualável ‘óóóóó’.

O ‘óóóóó’ – assim mesmo, cumprido, demorado – é, certamente, uma marca registrada da identidade ituana e referencia uma série de valores e tradições.

Seja bem-vindo a Itu. E da próxima vez que for cumprimentar alguém, experimente um ‘óóóóó’.

 

Colaboração de Allie Queiroz


Facebook

Instagram

Fazendas e campings de Itu e região esperam por você!

Twitter

Compartilhe este blog

Bookmark and Share

O Blog Prazeres de Itu foi criado para ser âncora da campanha-conceito de mesmo nome. Desenvolvida pela PróTur – Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo da Estância de Itu, a campanha pretende apresentar, exclusivamente por meio de plataformas digitais e na web, o que há de melhor na cidade.

Guia

PróTur-Itu

Flickr

You Tube